|| Serviços || VISTORIA CAUTELAR DE VIZINHANÇA
Serviços

VISTORIA CAUTELAR DE VIZINHANÇA

VISTORIA CAUTELAR DE VIZINHANÇA

A vistoria cautelar realizada pela Alon Engenharia é a constatação das características e condições físicas das vias e imóveis próximos ao local que haverá a obra. Conforme as normas, essa vistoria deve ser realizada nas edificações e vias próximas à obra, quando estas são alvos de intervenções no seu entorno, ou seja, toda vez que forem executadas fundações, escavações, aterros, sistema de escoramento e estabilização, rebaixamento de lençol d’água, entre outros.

A vistoria em questão, tem como finalidade registrar tecnicamente as condições físicas dos imóveis, de forma justa e imparcial, e dessa forma, facilitar a apuração e solução de eventuais danos ou litígios decorrentes do impacto da obra. Com isso, a construtora proporciona uma segurança aos vizinhos do empreendimento e se resguarda, visto que a elaboração de um parecer técnico de vistoria cautelar demonstra responsabilidade de preservar a área do empreendimento.

A determinação das condições físicas intenta registrar, principalmente, a existência de anomalias e falhas dos imóveis vizinhos que possam se agravar ou se comprometer em decorrência de impacto da construção do edifício. Dentre as inconformidades constatadas, ressalta-se a identificação de trincas, fissuras, rachaduras, vazamentos, eflorescências, infiltrações, abatimento de pisos, e alguns casos o desabamento da edificação ou de sua parte

A Alon Engenharia, ao realizar uma vistoria cautelar, responsabiliza-se integralmente pelo cumprimento das normas técnicas, atendendo todas as suas exigências e procedimentos, emitindo a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) na entrega dos pareceres. Em cada parecer técnico emitido, há o registro fotográfico dos imóveis confrontantes diretos e indiretos ao terreno motivo, com a descrição de todos os detalhes que se fizerem necessários da condição do local.

Os laudos de vistoria da empresa atendem as Normas Técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas e do IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Minas Gerais, entre elas:

  1. a) NBR 13752 – Perícia de Engenharia na Construção Civil
  2. b) IBAPE-MG – Norma de Vistoria Cautela