|| Serviços || PERÍCIAS DE ENGENHARIA, INSPEÇÕES E LAUDOS TÉCNICOS
Serviços

PERÍCIAS DE ENGENHARIA, INSPEÇÕES E LAUDOS TÉCNICOS

PERÍCIAS DE ENGENHARIA, INSPEÇÕES E LAUDOS TÉCNICOS

Pode-se dizer que o primeiro passo para avaliar um imóvel é realizar a vistoria nele. Vistoriar um imóvel significa, basicamente, verificar suas condições de habitabilidade. A vistoria deve abordar a caracterização da região, do terreno, da edificação, suas benfeitorias e eventuais anomalias. Acrescido a isso, também são inspecionadas as partes hidráulicas, elétricas, piso, forro, telhado, pintura, revestimento e demais minucias existentes, tanto na parte interna quanto externa.

 

Já a inspeção predial tem como objetivo a avaliação das condições técnicas, de uso, operação, manutenção e funcionalidade de uma edificação. É um procedimento importante para tentar diagnosticar possíveis problemas, minimizando ou evitando prejuízos. Quanto mais cedo a identificação, melhores os resultados de manutenção e menores os valores investidos em reformas e consertos.

 

Semelhante à vistoria e inspeção predial, a perícia é uma atividade que envolve a apuração das causas que motivaram determinado evento, podendo ser judicial ou extrajudicial. Ela é um exame realizado por profissional especialista, legalmente habilitado, destinado a verificar ou esclarecer determinado fato, apurar as causas do mesmo, a alegação de direitos ou a estimação da coisa que é objeto de litígio ou processo.

 

Todos os detalhes da estrutura e infraestrutura avaliados, seja em uma vistoria ou em uma perícia, devem ser cuidadosamente anotados formando, assim, um relatório, chamado laudo técnico. O papel e a importância desse laudo está em documentar, de forma escrita, fundamentada e com rigor técnico, quais são as reais condições do imóvel. Ao laudo, podem e devem ser acrescentadas fotos do imóvel para retratar o que está escrito de forma visual, facilitando o entendimento de qualquer leitor, seja ele especialista ou leigo no assunto, e caracterizando a vistoria.