|| PLAYGROUND É NECESSÁRIO INSPECIONAR.
Blog

PLAYGROUND É NECESSÁRIO INSPECIONAR.

PLAYGROUND É NECESSÁRIO INSPECIONAR.

24 fev

Ter um filho é uma das coisas mais marcantes na história de um casal, todas as ações deste são direcionadas para a sua criança. Comprar uma casa/apartamento não é diferente, um dos quesitos mais importantes é se existe um espaço legal para se divertir com seus filhos. Lamentavelmente, existem muitas mortes de infantes em consequência de acidentes, Minas Gerais é um dos estados líderes desta classificação. Por esta razão, este texto abordará algumas desconformidades encontradas no playground com o fim de conscientizar a todos dos perigos existentes nestes locais que, à primeira vista, são, por completos, incapazes de provocar acidentes fatais.

Em primeiro lugar, os espaços destinados ao lazer das crianças são, em grande parte das vezes, instalados perto de lugares inseguros, como, por exemplo, estacionamentos, piscinas. O grande problema disto é que algumas construtoras não cercam estes locais adequadamente, o resultado desta omissão leviana é que crianças, principalmente, as mais “inquietas”, correm elevado risco de serem atropeladas ou caírem na piscina. Logo, para evitar tal dispersão é necessário cercar os playgrounds. Ainda nesta categoria, é crescente a instalação dessa estrutura próximos aos taludes/muros de contenção, o problema disto é que tais instalações, caso não sejam construídas segundo as normas vigentes são intensamente instáveis, podendo causar prejuízos tanto aos brinquedos quanto à integridade das crianças.

Em segundo lugar, muitas vezes estes espaços não são clara e suficientemente sinalizados, de maneira singular, os sinais que indicam a faixa etária para uso de cada brinquedo. Esta comunicação é importante, pois um material não aguentará a carga de uma criança de onze anos, caso sua estrutura seja planejada para suportar no máximo uma criança de três anos. Quando isto ocorre, acidente é questão de tempo, a situação é mais preocupante quando não existe um guia de funcionamento desses brinquedos; quando não há piso que amorteça o impacto de quedas, sobretudo de quedas maiores; quando existem materiais que possam ferir as crianças.

Finalmente, após a entrega da obra, o síndico deverá receber informações de como operar manutenções no playground, se isto for negligenciado e acontecer algum acidente, o síndico será civil e criminalmente responsável.