|| CONFORTO ACÚSTICO
Blog

CONFORTO ACÚSTICO

CONFORTO ACÚSTICO

Um intenso ruído e barulho incomodam muito o ser humano, a ponto de comprometer o seu bem-estar e prejudicar a sua saúde. A arquitetura e a engenharia são as responsáveis diretamente pela a escolha da acústica de um determinado ambiente. Na hora de planejar/construir, todos estes fatores são levados em consideração com o fim de amenizar os impactos causados pelo ruído e barulho externos. No que tange às edificações residenciais, o cuidado com conforto acústico ganha proporções ainda maiores, pois num espaço multifamiliar, é esperado que exista hábitos diferenciados, como, por exemplo, falar com seus parentes, cantar ou tocar música, sendo natural que alguns podem extravasar, sem considerar os sons oriundos da rua, e, muito mais. Esta previsão precisa ser cuidadosamente vista durante o projeto, para que, com bases nestes estudos, consiga reduzir os impactos dos sons de outrem.

A revisão da Lei 15.575 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que está em vigor desde julho de 2013, estabelece critérios de avaliação dos sistemas que compõem as edificações, e, entre eles está o conforto acústico.

A engenharia diagnóstica tem sido grande aliada da construção civil. As vistorias que analisam os impactos causados pelo ruído sonoro tem sido benéfica para as construtoras, pois, oferecem soluções para combatê-lo. As construtoras têm grande interesse nas avaliações desse braço da engenharia, pois são precisas, em consequência de equipamentos especializados e atendimento às normas técnicas vigentes. Destaca-se o notável desempenho da Alon Engenharia e Assessoria.

Estas inspeções para avaliação acústica são essenciais, e, exercem papéis distintos, em todos os estágios da edificação, isto é, na fase de “Planejamento, Projeto, Execução, Entrega e Uso” (GOMIDE, Tito L. F.; FAGUNDES NETO, Jerônimo C. P.; GULLO, Marco Aurélio. Engenharia Diagnóstica em Edificações. São Paulo: PINI, 2015.). Esta distinção se faz importante, pois à proporção que a obra for evoluindo, as medidas, por motivos diversos, deverão ser redimensionadas. Com o propósito de atenuar os ruídos e barulhos externos.

Sendo assim, o papel da equipe especializada em perícia é certamente, por estas razões expostas, lucrativo às construtoras, pois darão aos seus clientes um produto de alta qualidade, garantindo o bem-estar deles, bem como, aumentará a credibilidade das empresas diante do público. É lucrativo igualmente aos próprios moradores que terão suas tranquilidades mantidas e suas saúdes preservadas.